Notícias

Sábado, Dia 26 de Março de 2016
SULCAT 2016 em Foz do Iguaçu
Fonte: ABCHC




O CAMPEONATO SULBRASILEIRO DE HOBIE CAT 14 e 16 – SULCAT, evento oficial da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat – ABCHC, aconteceu entre os dias 24 e 26 de março próximo passado, no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.

No que pese alguns percalços prévios à realização do evento, o que por certo diminuiu o interesse de mais atletas em se fazerem presentes ao evento, o certame regional contou com a participação de velejadores dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E entre uma chuvarada e outra aconteceram sete belas regatas, presididas pelo iatista Allan Godoy e Equipe de Apoio.

No primeiro dia da programação (quinta-feira), justamente devido ao mau tempo (muita chuva e praticamente nada de vento), não se pôde realizar as regatas programadas para aquele dia. Mas no dia seguinte (sexta-feira) as condições climáticas melhoraram bastante, o sol deu o ar da graça, e foram realizadas quatro regatas que somadas as outras três disputadas no sábado de aleluia, totalizaram as sete disputadas, com um descarte do pior resultado.

A categoria Hobie Cat 14 se fez presente com apenas dois competidores do Estado do Paraná, os irmãos Alderson e Albert Pacheco, que mais que promoverem uma grande competição deram exemplo de amor a sua categoria e enfrentaram a estrada, os custos da viagem e o mau tempo, principalmente para não deixar a peteca cair. Estão de parabéns pelo esforço pessoal e vontade de mostrar aos locais que a categoria Hobie Cat 14 pode ser uma boa oportunidade para o ingresso no mundo dos catamarãs. No final o topo do pódio coube ao velejador Alderson Pacheco, atleta do Paraná.

Já na categoria Hobie Cat 16 a disputa foi bastante acirrada tendo o pódio sido composto pelos seguintes atletas: 1º Ricardo Halla e Marcela Mendes/SC; 2º Mario Dubeux e Karol Bauermann/RS; 3º Guilherme Borges e Jaqueline Jardim/RS.

Quando se teve a ideia de realizar o evento em Foz do Iguaçu o grande fato motivador foi a tentativa de renovação da classe, já que desde o ano de 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso, contando com 120 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino.

E o projeto Velejar é Preciso tem como missão:

·        Contribuir na construção de um mundo melhor.

·        Assegurar a prática esportiva como um direito de todos.

·        Trabalhar os princípios do olimpismo e de cidadania com os atendidos, integrando o esporte com a educação.

·        Criar e desenvolver uma flotilha para representar a cidade em eventos nacionais e internacionais.

·        Oportunizar aos jovens a aprendizagem de um esporte totalmente ecológico.

·        Descobrir e incentivar novos talentos na prática do esporte a vela.

·        Possibilitar a evolução e crescimento pessoal, ensinando o público alvo a superar desafios.

·        Promover a integração de crianças e jovens em vulnerabilidade social.

·        Melhorar o convívio social entre os alunos com a prática das boas maneiras e dos bons hábitos de vida.

·        Melhorar a frequência e média escolar dos beneficiados.

 

E também nesse aspecto o SULCAT foi um sucesso, já que os jovens velejadores locais tiveram a oportunidade ímpar de competir lado a lado com velejadores mais maduros e experientes, inclusive carregando na bagagem esportiva vários títulos regionais e/ou nacionais, além de participações em certames mundiais. E como resultado desse encontro se via claramente nos olhos daqueles jovens participantes a empolgação e a vontade de crescer no esporte e na vida. E isso não tem preço.

 

PRÊMIO ESTIMULO

O evento foi brindado pela Marinha do Brasil e contou com a colaboração da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat, da empresa ITAIPU Binacional e do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI).

Ao final da premiação e confraternização, e para demonstrar seu apoio pessoal ao futuro da vela jovem de Hobie Cat 16 o velejador e atual Diretor Esportivo da Classe Hobie Cat decidiu abrir mão de seu patrimônio e fez a doação da sua atual e linda vela de competição para a dupla de jovens velejadores melhores classificadas no certame, Renan Rodrigues Amaral e Guilherme Seije Miyaki, ambos integrantes do projeto social Velejar é Preciso.

“ Foi um momento de grande emoção e cheio de significado para mim e provavelmente para a vela de Hobie Cat. Comecei a velejar de Hobie cat 16 aos 13 anos de idade e hoje estou prestes a completar 52 anos. Fui proeiro do meu Pai o saudoso Mario José Dubeux Junior, que nos deixou em 1980, mas que como pioneiro me incumbiu pessoalmente da nobre e muitas vezes árdua missão de não deixar nosso “brinquedo” se acabar. E para ele não se acabar é preciso renovar. Com meu ato de amor e desprendimento tentei dar o exemplo e demonstrar aos meus pares o espirito colaborativo que move nossa classe, essa grande e mundial família chamada Hobie Cat. Se cada um de nós pudesse abrir mão de algo para renovar a classe ou mesmo adotar um jovem velejador, como se fosse uma planta numa área com pouca vegetação, quiçá um dia poderemos desfrutar de uma mata esplendorosa, como aquelas preservadas na linda Foz do Iguaçu. E a classe Hobie Cat, através do sitio na WEB www.abchc.com.br, possui um espaço em destaque na primeira página justamente para implementar doações aos jovens. Quem sabe possamos começar? O pouco de cada um pode ser bastante no final das contas” (Mario R A Dubeux).

A ASSEMBLEIA DA CLASSE deliberou que o próximo Campeonato Sul brasileiro da Classe Hobie Cat - SUCAT 2017 acontecerá em Jurerê/ Santa Catarina, entre os dias 15 e 19 de março de 2017, e será sediado pelo Iate Clube Veleiros da Ilha e diretamente organizado pelo catista Ricardo Augusto Ferro Halla (HC 16), já que lá ainda não existe flotilha ativa. Assim, o Iate Clube Veleiros da Ilha terá o prazo de trinta dias para confirmar oficialmente o evento. Na hipótese de não confirmação no prazo estipulado o evento passará automaticamente para Tapes/RS, em data a ser definida, sob responsabilidade da Flotilha de HC 16 do RS, também em março de 2017.

Have a Hobie Day!

 

APOIADORES:
CLIQUE SOBRE A LOGOMARCA PARA ACESSAR O SITE INSTITUCIONAL DO NOSSO APOIADOR
PARCEIROS COMERCIAIS:
CLIQUE SOBRE A LOGOMARCA PARA ACESSAR O SITE INSTITUCIONAL DO NOSSO PARCEIRO COMERCIAL
ENTIDADES COLIGADAS: