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Sábado, Dia 27 de Setembro de 2014
Aprendendo a Velejar em Competição
Fonte: Claudio Bacques (RS)




Velejadores;

O texto que segue é de grande valia e de extrema sabedoria. A Associação Brasileira da Classe Hobie Cat se orgulha de ter em seus quadros pessoas que chegam para agregar e mostrar que o esporte pode servir de ferramenta para grandes conquistas, especialmente aquelas que tem o condão de ficar marcadas em nossos corações. Ser esportista é muito mais que ser campeão.


Mario Dubeux
Vice-Presidência da ABCHC

 

Por Cláudio Bacques, velejador de Hobie Cat do Rio Grande do Sul:

“Amigos,

Como iniciante anotei algumas coisas, mas aceito outras tantas sugestões! Obviamente, minha principal diretiva é: tenha bom senso e preserve os amigos e nossos barcos! "Segundamente", se mantenha longe dos caras que estão com a faca nos dentes querendo ganhar a todo custo!!!

Mais anotações:

1.Não ter preferência significa que você DEVE SAIR DALI, não bastando ficar parado;

2.Se você prejudicou o rumo de alguém que tem preferência, pode ser protestado;

3.Ter preferência NÃO significa que você pode destruir o barco de outro quando for prejudicado, mas apenas protestar;

4.Quem tem preferência deve apenas deixar espaço de manobra pra o outro "sair fora", mas o rumo de quem tem preferência é decidido por este alguém, e não pelo julgamento do prejudicado;

5.A partir de 4 minutos ANTES da largada pode-se protestar algum vivente;

6.Protestar significa "bradar" (falar em alto e bom tom sem xingar... patureba não é xingamento...) para o infrator, e informar o numeral do protestado à comissão de regata quando passar pela mesma;

7.Aqui em POA os protestos são admitidos até uma hora depois do encerramento da regata, mas devemos observar as instruções de cada regata;

8.Se o infrator aceitar o protesto, DEVE imediatamente se afastar e pagar um 360 completo em apenas uma prestação, ou seja, não pode pagar quando lhe convier ou pagar em prestações; É bom prestar atenção se o protestado pagou pra evitar bate-boca futuro....

9.Vela à esquerda tem preferência. Sota-vento tem preferência.

10.Como fica o confronto vela à esquerda e sota-vento?
Quem está a sota-vento tem preferência, inclusive numa largada, ou seja, quem está correndo a linha na frente de todos, está completamente SEM preferência;

11.Quem vem lançado por trás e se põe a sota-vento, vai ganhar a preferência;

12.Eu concluo que a melhor largada é chegar por trás, lançado, cronometrado pra chegar à linha no momento da largada; difícil é passar o paredão de barcos quase parados na linha...

13.Numa montada de boia quem está por dentro tem a preferência.

14.Quem vem por trás para ultrapassar deve fazê-lo por sota-vento, caso contrário perde a preferência e pode ser orçado até se ferrar...

15.Em rumos opostos ( um vem da boia e outro vai pra boia ) tem preferência quem tem vela à esquerda

16.Em uma montada de boia de contravento, é como se a boia não existisse (e a preferência...???) Está em manobra quem passou da linha do vento e ainda não encheu a vela (e a preferência...???). Mais recentemente, a regra determina que a três medidas de barco de uma boia, NÃO ganha à preferência quem tinha vela a direita e camba de outro que está em maior segmento (é difícil expressar...)
 
Abraço!
Bons ventos! Cláudio Bacques” 

 

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