Notícias

Domingo, Dia 9 de Novembro de 2014
México, Brasil e Venezuela se qualificam para os Jogos Pan-americanos de 2015
Fonte: ABCHC




Com a disputa das duas últimas regatas do certame terminou hoje o 3º Campeonato Sul-americano de Hobie Cat 16, evento organizado pela Associação Brasileira da Classe Hobie Cat, em parceria com o Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Flotilha 81 Hobie Cat 16 (Recife).

O evento foi solicitado pela IHCA – International Hobie Classs Association e PASAF – Pan American Sailing Federation, justamente para eleger os três últimos países que seriam qualificados para os Jogos Pan-americanos de Toronto, Canadá 2015.

Contou também com o apoio da CBVela que por sua vez enviou Juízes de Regata e de Protesto integrantes de seus quadros técnicos, colaborando assim para que o certame transcorresse dentro de padrões internacionais.

Segundo a velejadora Karoline da Silva Bauermann, que fez dupla feminina com a velejadora Maria Inês Vera (Brasil/RS), “contando com as disputadas ocorridas no BRASCAT, foram sete dias de muita pressão, grandes disputas, dezessete regatas, tudo numa só semana, o que a deixou literalmente nocauteada”. E mais .... “Convido o público feminino a se juntar a nós, desbravadoras, para que possamos formar mais duplas femininas e no próximo mundial já poder representar o Brasil no Hobie Cat 16, o que seria um fato inédito”.

Foram três dias de muitas disputas e pela análise da súmula salta aos olhos o tamanho do equilíbrio entre as principais duplas que brigaram pelas primeiras colocações. E os velejadores que garantiram as vagas panamericanas para seus paises foram os seguintes:

1º Lugar Open: Armando Noriega/Andrea Dutton (México) 21 pontos perdidos; 2º Lugar Open: André Montenegro Henriques/Isabelle Crispim (Brasil) 22 pontos perdidos; 3º Lugar Open: Bernardo Arndt/Diogo Zabeu (Brasil) 24 pontos perdidos; 4º Lugar Open: Yamil Saba/Gonzalo Ceudra (Venezuela) 27 pontos perdidos.

Com esse resultado ficam qualificados para os JOGOS PANAMERICANOS DE TORONTO 2015 o México, Brasil e Venezuela. Já estavam classificados os Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Guatemala.

A Classe Hobie Cat, e em particular a Associação Brasileira da Classe Hobie Cat, entendem que uma classe só se mantém viva se houver renovação. Nesse sentido, apoia incondicionalmente tanto a vela feminina como a vela jovem, a semente para o futuro.

E o Sul-americano que, aliás, estava aberto a participação de velejadores de todos os países com integram a região de abrangência da PASAF, contou com a participação de jovens velejadores e também de duplas exclusivamente femininas que atravessaram o País para mostrar seu valor.

Mulheres de fibra - com M em maiúsculo de propósito - tornaram mais belas as competições, e demonstraram de forma inequívoca que o tal de sexo frágil é coisa do passado. Aliás, por falar em gente de fibra não podemos deixar de mencionar a força de uma linda menina de olhos claros e cabelos cacheados, que nos mostrou a seu modo que as dificuldades servem justamente para nos fortalecer e tentar superá-las. Com certeza a sua limitação visual é amplamente superada por sua força interior e alegria de viver, sem falar na sua beleza exterior. Thais Frota Ribeiro é uma guerreira. Uma lástima que seu timoneiro, o campeão Cézar Fiuza (CE), pediu água e desistiu da disputa no ultimo dia. A proeira estava a postos e já disse que está doida para correr a próxima regata de Hobie Cat.

Todos estão de parabéns!

PODIUM:

Vela Jovem:

1º Lugar Jovem: Ricardo Lis/Victor Moura Dubeux (Brasil)

2º Lugar Jovem: Rino de la Guardia Marrero/Alejandro de La Guardia Perez (Cuba)

3º Lugar Jovem: Ícaro Pinheiro Carneiro/Rafael Feijó (Brasil)

Vela Feminina:

1º Lugar Feminino: Michelle Pandolfo Oliveira/Marilia Pinto Gomes Bassoa (Brasil)

2º Lugar Feminino: Karoline da Silva Bauermann/Maria Inês Vera (Brasil)

3º Lugar Feminino: Luciene Ferreira da Cunha/Davina Cade Moura (Brasil)

 

APOIADORES:
CLIQUE SOBRE A LOGOMARCA PARA ACESSAR O SITE INSTITUCIONAL DO NOSSO APOIADOR
PARCEIROS COMERCIAIS:
CLIQUE SOBRE A LOGOMARCA PARA ACESSAR O SITE INSTITUCIONAL DO NOSSO PARCEIRO COMERCIAL
ENTIDADES COLIGADAS: